Pesquisar este blog

domingo, 24 de julho de 2022

Noites de Paris

Por Flávio Dias



Nono filme do Festival do Rio no Telecine. O cartaz de ontem, dia 23 de julho foi “Noites de Paris”, que ficou 24 horas disponível no streaming. Em breve volta à grade online e nos canais lineares do Telecine.

 


Elisabeth é uma mãe de dois jovens que está passando por um divórcio e consegue um emprego na France Rádio. É lá que conhece Talulah, uma jovem que mora nas ruas de Paris e que dá depoimento na rádio. Elas criam uma conexão e ela acolhe a jovem na sua casa.





A história inicia no ano de 1981 com uma grande festa nas ruas sem mencionar do que se trata. Mostra Elisabeth (Charlotte Gainsbourg) e seus filhos Mathias (Quito Rayon Richter) e Judith (Megan Northam) vivendo em um apartamento. Entre problemas com o filho na escola e as noitadas da filha. Ela sofre de depressão devido ao divórcio, sem dormir, passando a noite em claro, às vezes passeando nas ruas de Paris. Uma passagem de tempo para 1984, Elisabeth consegue um emprega na France Rádio trabalhando com a radialista do programa de Vanda Dorval (Emmanuelle Béart) durante as madrugadas. Um dia Vanda recebe a convidada Talulah (Noée Abita), uma jovem que vive nas ruas e é usuária de drogas. Elisabeth propõe a garota que vá morar por uns tempos na sua casa. As duas criam um laço de afeto, mesmo depois de expulsar Talulah ao se envolver com seu filho Mathias. A terceira parte do longa se passa em 1988, já com os filhos adultos, Elisabeth com 2 empregos e um novo companheiro em sua vida e a volta de Talulah, fazendo Mathias cuidar dela, mesmo aborrecido com o que ela fez.



O drama de “Noites de Paris” é bem elaborado, principalmente na construção da personagem de Charolotte Gainsbourg. Uma mulher com diploma de psicologia, que deixou de trabalhar para cuidar dos filhos e com o divórcio não tem como sustentar o apartamento e a família. O emprego dá novo ânimo, apesar das noites em claro.




A chegada de Talulah movimenta não só a vida de Elisabeth, mas dos filhos, principalmente de Mathias, que acaba tenho uma forte ligação com ela. Talulah é aquele tipo de personagem que conquista qualquer um com sua doçura, mesmo com seus segredos, apesar de revelar para Mathias por onde anda quando não está em um abrigo seguro. Mas ela acaba tendo segurança nos braços da família, mesmo indo e voltando de tempos em tempos.


O longa de
Mikhaël Hers, que também é um dos roteiristas, é bem dirigido e o ambiente dos anos 80 praticamente conduz a trama. A cidade luz, Paris à noite, faz parte da trama em todos os momentos, como no início na festa nas ruas de madrugada, nas noites em claro de Elisabeth, do emprego na madrugada, dos passeios de Mathias e Talulah, etc. Enfim, tudo de mais importante passa pela noite. Não se desperdiçam talentos: todos os atores atuam com perfeição. O diretor foi indicado ao Festival de Berlin desde ano.



O único problema está no título em português: poderiam ter deixado “Os Passageiros da Noite”, tradução via Google para “Les Passagers de la Nuit”. Combina muito mais com a trama do que “Noites de Paris”.

 

 

Noites de Paris ⭐⭐⭐

Elisabeth tem dois filhos jovens, e está passando pelo divórcio. No primeiro emprego, ela conhece Talulah e cria uma conexão materna, acolhendo a menina na família.

Título Original: Les Passagers de la Nuit

Direção: Mikhaël Hers

Roteiro: Maud Ameline, Mariette Désert, Mikhaël Hers

Gênero: Drama

País: França

Ano: 2022

Duração: 111 minutos

Produção: Nord-Ouest Films, Arte France Cinéma, Canal+, Ciné+

Distribuição Brasil: Vitrine Filmes

Disponível: Telecine / Globoplay





Fontes:

https://globoplay.globo.com/categorias/telecine-festival-do-rio/

https://www.imdb.com/title/tt13846402/

 

Imagens:

Site Telecine/Globoplay

Google Imagens

 

Vídeo:

YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=i2agbxc5FOQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série: Encantado’s

Por Flávio Dias Elenco de "Encantado's" Foto: divulgação TV Globo É difícil você encontrar nos streamings ou na TV uma obra ...