Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2022

Semana do Oscar: Não Olhe Para Cima

Por Flávio Dias

Cientistas descobrem um grande cometa em rota de colisão com a terra e alertam sobre o perigo para a presidente dos EUA e as mídias. 

Cena do filme "Não Olhe Para Cima"

O filme é uma grande crítica aos negacionistas, aos políticos, as redes sociais e mídias televisivas. Os cientistas astrônomos Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) fazem uma jornada para alertar o eminente desastre prestes à acontecer. A presidente Orlean (Meryl Streep) não fica empolgada, em pré-campanha de reeleição. Ela chama o bilionário Peter Isherwell (Mark Rylance) para ajudar na missão. E ainda os cientistas dão entrevista para um telejornal que faz piada com as notícias. 

Os astrônomos em entrevista na TV 


O negacionismo à ciência, os memes nas redes sociais, o tratamento dado por políticos que visam seus próprios interesses, jornais banalizando fatos, as fakes news e bilionários querendo tirar proveito e ficarem ainda mais bilionários são os elementos do longa dirigido por Adam McKay. Podemos sim comparar com os fatos reais da pandemia. Parece que fatos e histórias evidenciados não são mais importantes. Tudo agora não passa de questões de ponto de vista. É uma guerra de quem está certo e errado. Provando que neste mundo falta credibilidade maior nos verdadeiros historiadores, cientistas e educadores. 

Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio


 O filme recebeu críticas positivas e negativas, pelo seu estilo beirando mais para a comédia do que para seriedade do tema. Muitas vezes o cinema nos fez acreditar na destruição da terra, seja por cometas, desastres naturais, ou invasões alienígenas. O fato é que serve de alerta como nós estamos lidando com o planeta, principalmente os governantes e empresas super tecnológicas como as de Elon Musk, Jeff Bezos, Bill Gates e outros que já tem viagens turísticas espaciais. Um contrassenso devido os perigos que permeiam a sociedade, a população, como a falta de alimentos, ao desemprego crescente, a pobreza aumentando a cada dia no mundo. Isso sem falar nas guerras que invadem o território global, criando situações de povos migrando para outros países, o aumento do preconceito étnico, racial, além de violência sexual, principalmente com as mulheres e crianças, etc. 

Concorrendo nas categorias de Melhor Filme, Roteiro Original, Edição e Música Original no Oscar 2022, tem poucas chances de ganhar a cobiçada estatueta.


Curiosidades 

- O elenco é recheado por atores indicados e ganhadores do Oscar, mas nenhum recebeu indicação ao prêmio este ano.

- Jennifer Lawrence filmou a maioria de suas cenas com um dente quebrado e devido às restrições em vigor durante a pandemia de Covid-19, ela não conseguiu consertá-lo. O dente perdido foi adicionado na pós-produção.

- Às 20h45, a presidente Orlean pronuncia incorretamente o nome do Dr. Oglethorpe como Ogilvy. Ogilvy foi o nome do astrônomo em Guerra dos Mundos de H.G. Wells que primeiro vê o lançamento da invasão marciana.

- Para interpretar seu personagem de forma convincente, Leonardo DiCaprio conversou com a astrônoma e consultora cinematográfica Amy Mainzer. De acordo com Adam McKay, DiCaprio teve longas conversas sobre a verdadeira matemática por trás disso e realmente teve cerca de seis meses de educação de qualidade em dinâmica orbital.

- Foi ideia de Jonah Hill que seu personagem carregasse uma bolsa Birkin para todos os lugares, pois ele e os cineastas pensaram que daria um toque absurdo se o chefe de gabinete do presidente carregasse códigos nucleares em uma bolsa de US$ 30.000.

- Os departamentos de cabelo, maquiagem e figurino colaboraram para fazer o personagem de Leonardo DiCaprio parecer o mais sem graça e 'menos sexy' possível.

- O número de telefone fornecido para ligar para a paz de espírito (1-800-532-4500) é na verdade para a Hottest Talk Line da América, "onde garotas gostosas estão esperando para conversar".

- Adam McKay levou o Oscar para casa em 2016 pelo filme “A Grande Aposta” (The Big Short, 2015) na categoria Roteiro Adaptado. Também concorreu pelo filme como Melhor Diretor. Em 2019 recebeu 3 indicações por “Vice” (2018) para Melhor Filme, Diretor e Roteiro Original.


Ficha Técnica

Não Olhe Para Cima

Título Original: Dont Look Up

Direção: Adam McKay

Duração: 138 minutos

País: Estados Unidos

Ano: 2021

Produção: Hyperobject Industries, Bluegrass Films, Province of British Columbia Production

Distribuição Brasil: Netflix

Disponível: Netflix



 

Fontes:

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-281330/

https://www.imdb.com/title/tt11286314/?ref_=hm_rvi_tt_t_1

https://www.netflix.com/br/

Imagens:

Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série: Encantado’s

Por Flávio Dias Elenco de "Encantado's" Foto: divulgação TV Globo É difícil você encontrar nos streamings ou na TV uma obra ...