Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2022

O Símbolo Perdido

Por Flávio Dias

A série da NBC/Universal “O Símbolo Perdido” parece ser uma boa alternativa diante de várias séries criminais e de medicina. Mas não chega a ser o melhor do universo de Dan Brown. Baseado no livro do autor de sucesso, não faz jus às obras literárias e nem aos outros filmes.

Cartaz original da série


A história conta mais uma aventura do simbologista Robert Langdon. Ele é chamado para desvendar o caso do amigo Peter Solomon, que teve a mão decepada com imagens desenhadas e um dedo apontado para cima. Terá que seguir as instruções de Mal’akh para descobrir um segredo escondido no Capitólio pelos Maçons. Para isso, conta com a ajuda de Sato, a detetive da CIA, a filha de Peter, Katherine, e do policial Nunez. Eles vão em busca de Peter e quem é o misterioso homem.

Elenco da série "O Símbolo Perdido"


A série, que antes foi cotada para ser um filme, não chega nem perto das obras de Dan Brown. Os filmes “O Código Da Vinci”, “Anjos e Demônios” e “Inferno” chegam mais próximos dos livros, embora haja adaptações, comum em qualquer obra que sai das páginas literárias para as telas. A série não tem nenhum “parentesco” com o estilo empregado por Brown, apesar de ser um dos produtores. Quase tudo está errado. A começar pela escalação dos atores. Ashley Zukerman na pele de Robert Langdon, não chega a magnitude de Tom Hanks, ator dos três filmes. Não tem carisma, a interpretação é fraca e faz cara de um ser frio, não condizente com a personagem. O mesmo para Valorie Curry (Katherine Solomon), apesar ser melhor que o protagonista. O vilão Mal’akh, vivido por Beau Knapp, até que se esforça, mas cai na mesmice da caricatura de homens fortes tatuados (da cabeça aos pés) e malvados, mas sem muita graça. Sumalee Montano, a detetive Inoue Sato, tem mistério no olhar, mas também não convence. O único ator do time principal da trama, que se sai melhor é Eddie Izzard como Peter Solomon. Mas o pior de todos é Rick Gonzalez. O policial Nunez entra no rol de piores atores para se ver na tela.

Dan Brown escritor do livro
 e produtor

Ron Howard produtor da série


A culpa não está somente nos atores. Os produtores Ron Howard, Brian Grazer e Dan Brown falharam muito em não mostrar cenas chaves com muito mais suspense. Tudo ocorre direto, sem chance até mesmo de gancho entre um episódio e outro. Cenas de maior tensão, de violência, de caminhos por onde Langdon passa no livro, simplesmente foram totalmente eliminadas ou encurtadas. Tudo para caber em 10 episódios. Não há mistério. Apenas punhados de cenas sem muita emoção. Faltou principalmente direção: sem criatividade, sem apuro artístico. A trama é bem mastigada, sem fios de construção durante o período todo. Os cenários escolhidos também não ajudaram. No livro a trama passa praticamente inteira nos arredores do Capitólio, na capital dos EUA, Washington. Isso acontece mais fora do que dentro do palácio legislativo, diferentemente do livro.


Beau Knapp antes e
depois de Mal'akh

Talvez se fosse um filme de longa duração, poderia ser melhor. Ron Howard, diretor dos filmes, e Dan Brown, criador da obra, não insistiram em levar para as telonas. Sucumbiram com o fraco desempenho de “Inferno”, fazendo Sony/Columbia Pictures, produtora dos 3 filmes, a desistir da ideia. Ao migrar para a Universal Studios, também não aceitou e virou série. Em 2016, depois do lançamento do terceiro longa da obra, Dan Brown comentou o motivo de não fazer o filme “O Símbolo Perdido”: “Quer Saber? Eu respeito muito o fato de nós não temos feito isso. Nós ainda não sabemos como fazer um bom filme com ele. É um livro grande e complexo e eu acho que vamos adaptar em filme um dia. (...) É melhor levar um tempo para fazer uma coisa da maneira correta do que simplesmente lançar um filme ruim.” Acabou que fizeram uma série ruim.

Capa do livro


O Símbolo Perdido” foi cancelado com uma temporada, mesmo deixando uma ponta final que faz supor que haveria uma continuação das aventuras de Robert Langdon. O anuncio foi feito em janeiro deste ano, 2 meses após o fim da exibição da série nos EUA. Por lá, a Peacock no streaming e a NBC para a TV aberta, exibiram a série. Aqui no Brasil está disponível no streaming Globoplay.




 

O Símbolo Perdido

Título original: The Lost Symbol

Direção: Dan Trachtenberg, Mathias Herndl, Félix Enríque Alcalá, Kate Woods, Boris Mojsovski, Norma Bailey

Criação/Roteiro: Jay Beattie, Dan Dworkin, Lauren Conn, Dan Brown entre outros.

Ano: 2021

Duração: 446 minutos no total (média de 44 minutos cada episódio)

Produção: CBS Studios, Imagine Television, Universal Television

Distribuição: ViacomCBS (hoje Paramount)

Disponível: Globoplay

 

Fontes:

https://www.imdb.com/title/tt10478054/?ref_=nv_sr_srsg_0

https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/serie-de-o-simbolo-perdido-de-dan-brown-e-cancelada-com-apenas-uma-temporada/

https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-125105/

https://globoplay.globo.com/o-simbolo-perdido-de-dan-brown/t/mYmLzwZRXc/

Imagens:

Google Imagens

Globoplay

Vídeo:

YouTube

sexta-feira, 6 de maio de 2022

007 Sem Tempo Para Morrer

Por Flávio Dias



O último James Bond de Daniel Craig é espetacular. A trama nem tanto, mas a ação é garantida durante as 2 horas e 43 minutos de filme, o maior em número de tempo de tela. A direção foi certeira em iniciar o longa com ação do jeito que Bond gosta. Não há tempo parado. O ritmo não faz você perceber que ficou tanto tempo sentado no sofá.



Depois de sair do serviço da MI6, Bond vive tranquilamente na Jamaica, até Felix Leiter (Jeffrey Wright), um amigo da CIA, chamar para ajudá-lo em uma missão secreta para resgatar um grupo de cientistas, levando ao misterioso vilão, Lyutsifer Safin (Rami Malek), que utiliza armas tecnológicas avançadas e extremamente perigosas.



Todos os elementos de uma trama de 007 estão presentes: a amada Madeleine (Léa Seydoux), agentes corruptos, armas camufladas nos seus carros, relógios, presença feminina nas ações, no caso a nova agente 007 Nomi (Lashana Lynch) e Paloma (Ana de Armas). Também as figuras que não podem faltar: a secretária Moneypenny (Naomie Harris), o agente Q (Ben Whishaw) e M (Ralph Fiennes). E claro, mistérios que vão sendo revelados ao decorrer da trama.



James Bond, a personagem criado por Ian Fleming, é cativante. Desde o primeiro filme, lá em 1962, com Sean Connery, conquistou uma legião de fãs. Não é para menos: o agente tem charme, ação, humor e guarda mistérios por onde passou em 25 filmes autorizados (houve um filme em 1983 não autorizado: “007 Nunca Mais Outra Vez” com Connery como Bond). A despedida de Daniel Craig da personagem foi em grande estilo e teve um final surpreendente. Craig deu nova cara para Bond. Apesar de mais sério, foi quem colocou mais mistério em seu olhar, tristeza, sendo mais soturno que os outros James até então. Em 5 longas aproveitou bem as nuances, criando um jeito único e sofrendo como nunca, seja na pele de Bond, ou nos sets de filmagens. Chegou a quebrar uma perna e é citado isso em cena no filme: “Eu atiro na sua perna boa”.



Ainda não foi escolhido o novo Bond. Não se sabe quem será, se vai ser uma mulher ou homem. Tudo está nas mãos dos produtores. Recentemente, Barbara Broccoli, falou que “levará algum tempo” e afirmou: “É uma grande decisão, (...). Não é apenas uma escolha de elenco. É sobre repensar para onde estamos indo. Estou aqui para celebrar um dos melhores atores do planeta”, disse na entrada do espetáculo teatral de Daniel Craig “Macbeth” em entrevista a revista Variety. Na disputa, segundo alguns rumores, estão Idris Elba, Tom Hardy, Henry Cavill e Jacob Elordi. Lashana Lynch, que pega o lugar de “double zero” na ausência de James Bond, seria bem-vinda. Até mesmo para dar continuidade à trama atual para uma nova. Foram deixados rastros para que isso seja possível.



Voltando à trama, Rami Malek faz um vilão bem característico, sem muita novidade em um filme do agente 007. Usa algo nada diferente: uma arma letal para acabar com a humanidade. Clichê usual em todos os longas, mas que faz a ação andar em excelente ritmo. Léa Seydoux também não faz grande atuação. O mais do mesmo. A atriz parece sempre com a mesma cara, a mesma interpretação em qualquer filme que faça. Um detalhe interessante: não têm as Bond Girls rodeando o agente, com cenas sensuais no meio da trama. Ana de Armas parecia ser mais uma “vítima” do charme do agente secreto, mas dessa vez apenas ajuda em um evento para descobrir o vilão. Mostrando assim, que o mulherengo James Bond está mais centrado.



A direção de Cary Joji Fukunaga, em seu segundo longa-metragem (o anterior foi “Beasts of No Nation”, 2015), foi no ponto máximo da ação. Cenas de vibrar com os carros, motos, explosões, tiros para todo qualquer lado de maneira eletrizante, como manda a cartilha de 007. O diretor soube aproveitar cada minuto para não deixar a ação esfriar. Não há descanso, aquela cena parada, monótona. O roteiro escrito a quatro mãos talentosas para que tudo corresse bem: Neal Purvis, Robert Wade, Phoebe Waller-Bridge e de Fukunaga.


007 Sem Tempo Para Morrer” levou o Oscar deste ano de melhor canção para “No Time To Die” interpretada por Billie Eilish e escrita por ela e seu irmão Finneas O’Connell, especialmente para o filme. Ainda concorreu a melhor efeito visual e som. O longa entrou no catálogo com exclusividade no streaming do Telecine nesta quinta-feira, dia 05 de maio. E estreia no canal linear Telecine Premium no sábado, dia 07 de maio, às 22h, nas operadoras de canais por assinatura. Os outros filmes do 007 também estão disponíveis no Telecine e no Prime Vídeo.

Daniel Craig vai deixar saudades. Que venha o novo agente secreto mais famoso do cinema.

James Bond Will Return.

 

Ficha Técnica

⭐⭐⭐⭐

007 Sem Tempo Para Morrer 

Título Original: No Time To Die

Direção: Cary Joji Fukunaga

Roteiro: Nel Purvis, Robert Wade, Phoebe Waller-Bridge, Cary Joji Fukunaga

Duração: 163 minutos

Produção: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Universal Pictures, EON Productions, B25, Danjaq

Distribuição Brasil: Universal Pictures

Disponível no Brasil: Telecine, Globoplay

 



Confira todos os títulos de James Bond para o cinema e seus interpretes:

007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No, 1962) com Sean Connery.

Moscou Contra 007 (From Russia With Love, 1963) com Sean Connery.

007 Contra Golfinger (Goldfinger, 1964) com Sean Connery.

007 Contra A Chantagem Atômica (Thunderball, 1965) com Sean Connery.

Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (You Only Live Twice, 1967) com Sean Connery.

007 A Serviço Secreto De Sua Majestade (On Her Majesty’s Secret Service, 1969) com George Lazenby.

007 Os Diamantes São Eternos (Diamonds Are Forever, 1971) com Sean Connery.

Com 007 Viva E Deixe Morrer (Live And Let Die, 1973) com Roger Moore.

007 Contra O Homem Da Pistola De Ouro (The Man With The Golden Gun, 1974) com Roger Moore.

007 O Espião Que Me Amava (The Spy Who Loved Me, 1977) com Roger Moore.

007 Contra O Foguete Da Morte (Moonraker, 1979) com Roger Moore.

007 Somente Para Seus Olhos (For Your Eyes Only, 1981) com Roger Moore.

007 Contra Octopussy (Octopussy, 1983) com Roger Moore.

007 Nunca Mais Outra Vez (Never Say Never Again, 1983 – filme não autorizado) com Sean Connery.

007 Na Mira Dos Assassinos (A View To A Kill, 1985) com Roger Moore.

007 Marcado Para A Morte (The Living Daylights, 1987) com Timothy Dalton.

007 Permissão Para Matar (Licence To Kill, 1989) com Timothy Dalton.

007 Contra Goldeneye (Goldeneye, 1995) com Pierce Brosnan.

007 O Amanhã Nunca Morre (Tomorrow Never Die, 1997) com Pierce Brosnan.

007 O Mundo Não É O Bastante (The World Is Not Enough, 1999) com Pierce Brosnan.

007 Um Novo Dia Para Morrer (Die Another Day, 2002) com Pierce Brosnan.

007 Cassino Royale (Casino Royale, 2006) com Daniel Craig.

007 Quantum Of Solace (Quantum Of Solace, 2008) com Daniel Craig.

007 Operação Skyfall (Skyfall, 2012) com Daniel Craig.

007 Contra Spectre (Spectre, 2015) com Daniel Craig.

007 Sem Tempo Para Morrer (No Time To Die, 2021) com Daniel Craig.

 

Imagens:

Google e divulgação

Vídeo:

YouTube

terça-feira, 3 de maio de 2022

Estreias de Maio nos Streamings

 Por Flávio Dias

Maio chega com grandes novidades nos streamings. Quase todas as principais operadoras anunciaram suas estreias. Geralmente, o primeiro deles a anunciar as suas do mês, a Globoplay, apenas divulgou no dia de hoje, 03 de maio. Até então somente as novelas e minissérie "Anos Dourados" foram anunciadas. Aliás, foi divulgado nas redes sociais anteriormente, mas estranhamente sumiu de todo e qualquer lugar. Confira as novidades já confirmadas, divulgadas nas redes sociais ou em portais de notícias.



 

Globoplay 






Fonte:

https://twitter.com/globoplay

 

 


Telecine

O grande destaque do mês fica com o último filme de Daniel Craig na pele de James Bond. “007 Sem Tempo Para Morrer” que chega ao canal e no streaming no dia 07 de maio às 22 horas. “Benedetta”, o polêmico filme de Paul Verhoeven, chegou dia 01 de maio. Filmes antes exclusivos do acervo do Globoplay, chegam ao canal linear nas operadoras. “Amigas de Sorte” é o primeiro da lista no Telecine. Ainda “De Volta à Italia”, exibido no Festival do Rio no streaming no ano passado por um único dia, entra definitivamente no catálogo. Confira todas as estreias:



Fonte:

https://twitter.com/telecine

 

 



MUBI

Destaque para o Festival de Cannes como “Deception”, “Bye Bye Brasil” de Cacá Diegues e obras de Joachim Trier, Joseph Losey, entre muitas outras novidades. Confira a lista:





 

Fonte:

https://www.cinematorio.com.br/2022/04/mubi-todos-os-filmes-que-estreiam-em-maio/

 



Disney Plus

No streaming do grupo Disney, os destaques ficam com dos filmes “Os Tênis Encantados” e “Tico e Teco: Defensores da Lei”, as séries “The Quest: A Missão” e “Obi-Wan Kenobi”. Nos documentários há apenas duas estreias: “Amazônia Eterna” e “Cozinhas de Emergência”. Confira a lista:






 

 

Fonte:

https://disneyplusbrasil.com.br/lancamentos-do-disney-em-maio-de-2022-lista-completa-e-atualizada/



 

Star Plus

No mês de maio, o Star Plus traz o inédito “Vale Night”, filme nacional com Yuri Marçal e Linn da Quebrada no elenco. O documentário “Perseguição em Alta Mar: Espécies em Risco (Sea of Shadows)”, a comédia animada “Bless the Hearts” e os finais de temporadas das séries “Outlander”, “This Is Us” e “How I Met Your Father”. Confira outras destaques do mês:



Fonte:

https://twitter.com/StarPlusBR



HBO Max

No streaming da HBO, os destaques são “A Escada”, a segunda temporada de “Hacks” e o final da UEFA Champions League. Também as novas temporadas de “Code 404”, “Legendary” e “How To With Joh  Wilson”. “PCC: O Poder Secreto” é o destaque em documentários. Em animes chega “Lupin III: parte 6” e “Boruto”, as animações “My Babysitter Is a Vampire”. As series “A Mulher do Viajante no Tempo”, “Las Bravas F.C.”, “Iludidas” e “As Iguanas”. Já os filmes, poucos são estreias exclusivas. É o caso de “Respire Fundo (Mouthful of Air)”. O resto são acervo de reestreias ou inéditos na plataforma. Confira todas as novidades:


Fonte:

https://twitter.com/HBOMaxBR

 



Discovery Plus

São 27 novos programas que estreiam na plataforma do Discovery. Os destaques ficam com “Amor na Selva”, “190 Inteligência Contra o Crime”, “Groomed: Uma História de Abusos”, “Herdeiros do Esporte” e novas temporadas de “Masterchef Brasil”, “Reforma à Venda”, entre outros. Também os novos episódios de “O Mundo Rosa dos Pinkerton”, “Pinóquio na Vila Encantada”, “Underdog United”. Confira a lista completa:



Fonte:

https://twitter.com/DiscoveryPlusBR

 



Prime Vídeo

O streaming da Amazon, apresenta as estreias das séries “Bosch: Legacy”, “Lizzo Procura Por Mulheres Grandes”, “Night Sky" e “Clarice”. No catálogo de filmes, chega “Moonfall”, “Love At Sea”, “Amor Conectado”, “Emergency” e “The Perfect Bride”. Para aluguel e compra, os destaques são “Licorice Pizza”, “Os Caras Malvados”, “Morbius” e “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”. Confira todas as novidades do Prime:



 

Fonte:

https://twitter.com/PrimeVideoBR

 


Netflix

Para a Netflix, os destaques são os filmes “Os Opostos Sempre Se Atraem”, “O Soldado Que Não Existiu”, “De Volta ao Baile” e “Combinação Perfeita”. A grande novidade da plataforma é a chegada do volume 1 da 4ª temporada de “Stranger Things”. As novas temporadas de “The Circle EUA”, “Clark” e “Bem-Vindo ao Éden”, “A Irmandade”. Também divulgou as próximas estreias que vão chegar este ano. Na lista estão os filmes “Amor & Gelato”, “Persuasão” e “Resident Evil”. Já as novas temporadas de “Peaky Blinders”, “The Umbrella Academy" e a 2ª parte de “Stranger Things”. Veja todas as novidades do mês de maio:







Fonte:

https://twitter.com/NetflixBrasil

 



Paramount Plus

Para o mês de maio, a Paramount Plus traz os inéditos “Super Pumped: A Batalha Pelo Uber”, “Vai Dar Nada”, “Star Trek: Strange New Worlds” e “MTV Resistir” são os destaques. Ainda as novas temporadas de “Crank Yankers”, “American Soul”, “Boomerang” e "Os Smurfs”. Confira as novidades:


Fonte:

https://twitter.com/paramountplusbr


Apple TV Plus

As estreias da AppleTV Plus são: “Teerã: 2ª Temporada”, “The Big Conn: Fraude na Previdência Americana”, “A Serpente do Essex: 1ª Temporada”, “A Pequena Espiã: 1ª Temporada”, “Now And Then: O segredo Que Nos Une: 1ª Temporada” e os novos episódios de “Iluminados”. Confira as novidades:


 

 Fonte:

https://twitter.com/PortalAppleTVBR?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Eauthor




Série: Encantado’s

Por Flávio Dias Elenco de "Encantado's" Foto: divulgação TV Globo É difícil você encontrar nos streamings ou na TV uma obra ...