Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Crítica: Macabro

Por Flávio Dias

Em 1995, dois jovens irmãos são acusados de uma série de assassinatos na Serra dos Órgãos na região de Friburgo no Rio de Janeiro. O Sargento Teo (Renato Góes) é transferido para a sua cidade natal para resolver o caso, após uma operação malsucedida num morro carioca, matando um inocente.




O filme é um grande suspense baseado em fatos reais ocorridos no ano de 1995, incluindo passagens via televisão e manchetes de jornais. Os nomes das personagens foram mudados, mas mantiveram a questão central do tema para a acusação dos irmãos: o racismo. Na localidade havia, segundo o filme, somente a família dos “irmãos necrófilos”, como eles ficaram conhecidos. O tratamento dado no longa é bem explorado. O cabo Everson (
Guilherme Ferraz) chega a falar: “Somos os únicos negros aqui”, em referência a ele e a família dos acusados. “Macabro” faz um interessante ponto de reação dos moradores, indo direto nos negros, não suspeitando de mais ninguém. Além da religião do pai dos garotos, vivido pelo sempre ótimo, mesmo em uma participação rápida, de Flávio Bauraqui como Tião, um homem bêbado e que faz seu ritual religioso escondido na mata.



A direção e roteiro foram certeiros e não desviou o foco da atenção do tema, sem esquecer os assassinatos brutais, misturando realidade dos fatos e ficção. As imagens dos corpos amarrados, ensanguentados podem chocar alguns, mas são bem conduzidas para o desfecho da trama. A fotografia da região da Serra dos Órgãos, ajudou muito na construção da atmosfera de suspense. Por ser um local isolado, com fazendas umas distantes das outras, o diretor Marcos Prado aproveitou todo o cenário natural, explorando com cuidado e com belas cenas, mesmo as mais terríveis de se ver.



É um filme que choca em saber que aquilo realmente aconteceu. Apesar de explicar no fim sobre os fatos reais, deixa em aberto as motivações, sendo alguns citados nas falas no filme, mas nenhum dos relatos são totalmente conclusivos. Entre eles, maus-tratos da população por serem negros e abusos sexuais.



Destaque para o bom elenco: Renato Góes, Guilherme Ferraz, Paulo Reis, Claudia Assunção, Eduardo Tomaz, Diego Francisco, Thelmo Fernandes, Flávio Bauraqui, Osvaldo Mil, Laila Garin, Regiana Antonini, Amanda Grimaldi, Juliana Schalch, entre outros.

Ao término do filme não tem como refletir sobre o tema e o que aconteceu aquele ano de 1995. Parece absurdo, mas é tão atual pensar sobre esses fatos para não acontecerem nunca mais. Está certo que houve mortes brutais, mas nada justifica os atos da população em acusar pela cor da pele, maltratar os garotos; da polícia em fazer acusações e dos próprios garotos ao ponto de matar como forma de acabar com o sofrimento.



 

Macabro ****

Direção: Marcos Prado

Roteiro: Lucas Paraizo, Rita Glória Curvo, Pablo Padilla

Gênero: Suspense

País: Brasil

Ano: 2019

Duração: 105 minutos

Produção: Zazen Produções, Querosene Filmes, 20th Century Fox Brasil, Globo Filmes

Distribuição: Pandora Filmes

Disponível: Globoplay/Telecine


 

 

Fontes:

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-277960/

https://www.imdb.com/title/tt10406288/?ref_=fn_al_tt_2

Imagens:

Google

Trailer:

YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série: Encantado’s

Por Flávio Dias Elenco de "Encantado's" Foto: divulgação TV Globo É difícil você encontrar nos streamings ou na TV uma obra ...